Princípios do Medialab Prado.

Texto retirado de seção do website do Medialab Prado, feita em 10/11/2019. Tradução livre. Original aqui.

Comunidade e mediação

O Medialab Prado é um espaço aberto ao público que funciona graças ao programa de mediação cultural, que tem como objetivo orientar, acolher, relacionar aos usuários e projetos entre si, convertendo o espaço em um lugar hospitaleiro no qual a escuta e os cuidados ocupam um lugar central.

As atividades estão orientadas à produção e ao debate, e têm diferentes formatos e tempos com o objetivo de poder responder a diferentes interesses e possibilidades de participação.

O espaço acolhe numerosos grupos de trabalho ou comunidades residentes em torno de temáticas muito diversas, que se reunem periodicamente e estão abertos à participação de qualquer pessoa interessada.

As pessoas da equipe de mediação cultural cuidam dos grupos de trabalho e promovem alguns deles dentro de seus projetos de pequisa.

A plataforma de comunidade online permite aos usuários do Medialab Prado documentar e acompanhar o andamento dos projetos.

Prototipagem

O Medialaba Prado, como espaço de produção, centra-se nas fases iniciais dos projetos, em sua prototipagem. Prototipar é levar as ideias à prática, é o momento no qual as ideias se materializam em uma primeira versão funcional. Prototipar com outras pessoas é gerar um contexto de intercâmbio de conhecimentos e habilidades acerca de um problema coletivo. Os participantes que se reunem para colaborar podem ter perfis muito diferentes, e esta mistura de saberes permite que se desenvolvam projetos complexos e muito diversos. Em alguns projetos o lado artístico aparece com mais intensidade, em outros predomina o lado tecnológico ou o científico; alguns têm um caráter educativo e outros mais ativista; mas todos eles se caracterizam por incluir e requerer distintos saberes em seu desenvolvimento. Esses processos de prototipagem criam comunidade.

Os processos de prototipagem se canalizam através de convocatórias abertas para a participação em oficinas de prototipagem colaborativa. A metodologia dessas oficinas consiste na formação de grupos interdisciplinares de trabalho em torno de várias propostas selecionadas mediante convocatória aberta, compostos pela pessoa ou pessoas que os promovem inicialmente e todas as pessoas interessadas em colaborar com o assessoramento conceitual e técnico de uma equipe de especialistas convidados com perfis diversos.

Cultura livre - procomún (bem comum)

O Medialab Prado promove o desenvolvimento e uso de ferramentas de hardware e software livres e de código aberto, inseridas na filosofia do livre acesso ao conhecimento e do trabalho colaborativo.

Todos os conteúdos online são publicados com licenças abertas.

Através de diferentes atividades se promove a investigação e o ensaio de modelos de arquivamento e documentação de projetos para que sejam acessíveis e replicáveis.

Trabalho em rede

O Medialab Prado forma parte de redes de colaboração tanto em âmbito local como internacional, para o intercâmbio de conhecimentos e a replicabilidade - ida e volta - de modelos e formatos.

No âmbito local as linhas principais de atuação são:

  • Escalar e adaptar os formatos de trabalho com oficinas em diferentes bairros de Madri
  • Desenvolver projetos transversais com outras áreas da Prefeitura de Madri
  • Colaborar com outras instituições da cidade

No âmbito internacional, as linhas principais de atuação são:

  • Redes europeias através de projetos financiados pela União Europeia
  • Redes com a América Latina através fundamentalmente do programa de Inovação Cidadã da SEGIB
  • Redes de colaboração que estão sendo criadas com diversos países da África


Creative Commons License

Previous Post Next Post

Blog Comments powered by Discourse.

01.03. Medialab Prado - Modos de Fazer