03.01. Inovação e cidadania
De que forma as práticas criativas colaborativas surgidas no entorno dos laboratórios experimentais podem ser aplicadas a questões sociais em comunidades e cidades? Vamos conversar um pouco sobre o desenvolvimento da ideia de inovação cidadã, e alguns de seus desdobramentos.
03.02. Laboratórios de Inovação Cidadã
A experiência dos Laboratórios de Inovação Cidadã em diversas localidades do espaço iberoamericano - possível inspiração para projetos.
03.03. Expansões
Laboratórios de Inovação Cidadã para além dos LABIC.
03.04. A Colaboradora - Artes e Comunidades
Registros do 1° Ano do projeto A Colaboradora realizado pelo Instituto Procomum.
03.05. Laboratórios Empáticos
Leia o artigo de Cinthia Mendonça sobre Laboratórios Empáticos.
Resumo O artigo trata de laboratórios que se dedicam à materialização de ideias por meio do trabalho colaborativo. O trabalho colaborativo que se pode encontrar nestes espaços faz referência a ideia de commons, isto é, através dele podemos encontrar compartilhamentos em diferentes níveis, sobretudo, através da criação de laços sociais, políticos, científicos e ainda a gestão de recursos. São espaços de experimentação (tecnosocial, artística ou científica) que não necessitam de uma estrutura rígida para serem eficientes; ao contrário, é criando dispositivos para destituir estruturas como essa que poderão ser empáticos e inclusivos. Os laboratórios, se pensados como instâncias mais corporificadas e menos institucionalizadas, podem funcionar como um dispositivo de proliferação de fluxos de informações, até que estas ganhem forma.
03.06. Notas sobre o Labic, Colômbia
Leia o relato de Rodrigo Savazoni sobre sua participação como mentor em uma edição do LABIC.
03.07. Na rede: Conversa sobre inovação cidadã
O que você achou de mais interessante e de mais problemático nos projetos de inovação cidadã sobre os quais falamos nas seções anteriores desse curso? Traga para a discussão aqui (clicando em Responder) suas experiências, curiosidades e inquietações.