Algumas iniciativas brasileiras inseridas no contexto dos laboratórios experimentais de cultura e tecnologia, e outras referências internacionais.
O Brasil tem uma participação significativa no cenário internacional dos laboratórios experimentais de cultura e tecnologia. Veja abaixo alguns levantamentos realizados ao longo dos últimos anos que listam, mapeiam e refletem sobre essas iniciativas.
- Redelabs - compilação de textos e debates online sobre cultura digital experimental (2010)
- Laboratórios Experimentais - debate durante o segundo Fórum CulturaDigital.BR (2010, Cinemateca Brasileira) - vídeo original com palestras em inglês e espanhol e debates em português (2010)
- REDELABS - Laboratórios Experimentais em Rede, dissertação de mestrado de Felipe Fonseca (2014)
- Arranjos Experimentais Criativos em Cultura Digital Experimental, relatório de consultoria para o PNUD e Ministério da Cultura (2014):
- Blog rede//labs, documentando diversos projetos (mantido até 2017)
Esses levantamentos oferecem um recorte sobre as épocas em que foram feitos. Certamente um levantamento feito em 2020 seria muito mais rico. Ajude a completar essa lista, participando da conversa nos comentários abaixo ou sugerindo uma edição desta página no repositório no GitHub.